Journal of Neurology & Healthcare
The current context of nursing in Brazil and perspectives for the post-pandemic
O contexto atual da enfermagem no Brasil e perspectivas para a pós-pandemia
No contexto da pandemia pelo novo coronavírus, é um desafio ainda maior aproximar os profissionais da enfermagem da prática assistencial, dada a sobrecarga de trabalho, horários restritos de descanso e altos índices de absenteísmo e turnover. Essas questões revelam a importância da saúde física e mental desses profissionais da saúde, na qual existe um alto grau de sofrimento, angústia, estresse físico e emocional, incertezas, além de questões éticas diárias. Todos esses pontos levam a um dano ainda maior à qualidade da assistência, o que pode influenciar diretamente seus resultados e consequentemente a segurança do paciente.
Criar estratégias para minimizar os aspectos negativos da pós-pandemia é essencial para buscar alternativas de qualidade na assistência, além de garantir um ambiente seguro para a prática assistencial. É essencial conhecer os impactos da pandemia em seus diferentes contextos, bem como as estratégias utilizadas para minimizar seus impactos, para que com o aprendizado fornecido, novas ações possam ser planejadas para a reconstrução dos modelos de atenção à saúde.
Autores: Mara Machado, Bruno Farras, Elizabeth Reis, Adriana Freitas, Ariardine Oliveira, Fernanda Hernandes, Flora Seara, Geovana Tomasella, Lucianna Novaes, Michel Matos, Regina Cardia e Tatiana Melgaço
Publicado em: 31.05.2020