Formação de Profissionais da Saúde para Avaliação Externa para Cuidados de Saúde Sustentáveis
Público:
Profissionais envolvidos na gestão de empresas e que entendem a importância de preservar a saúde no trabalho, pavimentando o caminho para a transformação. Profissionais saudáveis e bem-preparados, asseguram fortemente a produtividade das organizações.
Objetivo:
Este curso fornecerá conhecimento em “saúde sustentável” necessário para compreender melhor nossos maiores desafios em Garantia da Qualidade no sistema de saúde.
Explora temas emergentes, com o objetivo de ajudar na criação de um futuro mais positivo.
Este programa, se concentra no avanço do conhecimento e das habilidades a fim de desenvolver a capacidade de avaliar serviços de saúde com a visão das expectativas reais da sociedade e não focada exclusivamente na conformidade dos padrões de qualidade.
É o processo de equipar profissionais de saúde atuais e futuros com o conhecimento, valores, confiança e capacidade de entender as grandes transformações ambientais, sociais e econômicas que estão afetando a garantia da qualidade do sistema de saúde.
Cuidados de saúde sustentáveisEsclarecer
Concentra-se na melhoria da SAÚDE e na melhor prestação de serviços, em vez de intervenção tardia na doença, com benefícios resultantes para os pacientes e ao ambiente do qual depende a saúde humana, fornecendo cuidados de alta qualidade sem comprometer a capacidade de satisfazer as necessidades de saúde do futuro.
A situação atual exige que os Avaliadores sejam capazes de aplicar os princípios, métodos e conhecimentos sobre a saúde e a melhoria da saúde populacional.
Os avaliadores precisam demonstrar consciência dos princípios básicos da governança em saúde, e dos riscos globais para a saúde.
Saúde Sustentável
A avaliação externa da prestação de cuidados de saúde não é uma avaliação de produto, é uma avaliação de um serviço.
É sempre realizada em um determinado momento, sem garantias de que o momento seguinte irá gerar o mesmo resultado.
Assim, é fundamental avaliar os serviços prestados fazendo a triangulação entre uma série de métodos.
1) o projeto de entrega do serviço, conforme desenhado;
2) a entrega real do serviço;
3) a experiência dos usuários;
4) a lacuna entre esses três.
A avaliação externa (acreditação) não é uma intervenção de qualidade independente.
Deve ser parte integrante do plano de melhoria da qualidade da organização, que inclui e complementa outras estratégias de qualidade.
As fases de preparação, avaliação e acompanhamento devem contribuir para o amadurecimento gradual e fortalecimento do Sistema de Gestão e cultura de qualidade em toda a organização.
A avaliação externa é um meio para qualidade e não um fim em si mesmo. Os componentes do processo são cíclicos e contínuos.
O comportamento organizacional e as crenças em relação às intervenções de qualidade diferem entre as organizações e ao longo do tempo. A avaliação externa é uma intervenção complexa, em um sistema adaptativo complexo.
Isso significa que mesmo quando um programa de avaliação externa expressa expectativas quanto às ações do prestador e tem meios para executar algumas ações, isso não é suficiente para determinar qual será o efeito.
Além disso, não é possível generalizar a experiência de um programa em um ambiente para outro programa em outro ambiente sem levar em consideração o contexto.
Conteúdo do Curso:
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A evolução da gestão da Qualidade
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Sistemas adaptativos complexos
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Modelos de avaliação externa
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Governança Integrada
Governança Corporativa x Governança Clínica
Governança de Inovação – Foco na realização de valor
5. Programa de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação – ONA
6. Fechamento – O quem vem depois da Acreditação?